História

HISTÓRIA DO DISPENSÁRIO SANTANA

O Primeiro Registro

O primeiro registro sobre o Dispensário encontra-se anotado no livro I do Tombo da Paróquia da Catedral de Sant'Ana. Seu idealizador, monsenhor Amílcar Marques de Oliveira, nono pároco de Sant'Ana, registra "que resolvera juntar um grupo de senhoras, para recolher donativos a fim de distribuir à velhice e aos "pobres envergonhados". Era o ano de 1945.

Inicio das Obras do Dispensário
A esse primeiro relato acrescenta-se o recolhido na memória dos paroquianos de monsenhor Amílcar. Conta-se que certo dia ele chegou à Matriz, e, na capela do sacrário, perguntou às pessoas ali reunidas, quem gostaria de ajudá-lo em um trabalho de arrecadação de alimentos e roupas, para doar aos pobres, sobretudo aos pobres envergonhados, que, explicava, eram destinados aos que tinham vergonha de pedir.

Todos ficaram quietos, até que uma senhora, menos tímida,Germana Pinto levantou a mão, foi o bastante para que outras a seguissem. Daí em diante começou-se o trabalho de angariar os víveres e as roupas. O grupo foi denominado de Dispensário Santana.


Mudança de Liderança

Pouco tempo depois monsenhor Amílcar se despediria da cidade, encerrando o seu paroquiato em 1946. Passou o trabalho que iniciara às mãos do zeloso capelão do Asilo Nossa Senhora de Lourdes, monsenhor Mário Pessoa Bahiense da Silva, que por aqui já se encontrava desde 1920.

O grupo inicialmente constituído trabalhou anonimamente por mais de 30 anos, ininterruptamente, liderados por muitas senhoras, dentre as quais D.Germana Pinto (Tia Maninha), D. Regina Vital e D. Germínia Carvalho Silva.

Entretanto, o grupo não se renovou, não tinham sede e as reuniões aconteciam nas casas dos respectivos membros. O ponto de distribuição dos alimentos e das roupas recolhidos era o Asilo Nossa Senhora de Lourdes.

Essa falta de renovação do grupo de abnegados levou o monsenhor Mário no final da vida, 1979, a entristecer-se, profundamente, ante a perspectiva da sua dissolução, uma vez que D. Germana Pinto, a líder do grupo, já idosa, encontrava-se recolhida ao leito. O projeto que era "a menina dos olhos" do monsenhor Mário Pessoa e todo ideal de vida de monsenhor Amílcar, não poderia acabar desta forma. Foi nesse estado de tristeza que o encontrou a Irmã Rosa Aparecida. Ela promete ajudá-lo.

Grupo Atual

Fachada do Dispensário Santana
Em pouco tempo a Irmã Rosa foi completamente envolvida, e, com um grupo de alunas do ginásio Colégio Padre Ovídio, e suas respectivas mães e a parceria com Dona Elisabete Dias Marques, Tabeliã do cartório do 2º Oficio , tranqüiliza os últimos dias de D. Germana e de monsenhor Mário, pois, além de continuar a obra, estaria iniciando o que viria a ser uma das maiores realizações de Feira de Santana: o novo Dispensário Santana.

Assim, em 1979, surge o novo grupo, liderado por Irmã Rosa Aparecida, da Congregação do Santíssimo Sacramento, professora no Asilo Nossa Senhora de Lourdes, que assume a história do Dispensário, idealizando novas propostas, e investindo nos desafios de uma linha de ação mais ampla.

A pedra fundamental é colocada em 27 de maio de 1979, num terreno, maior do que o inicialmente comprado por monsenhor Amílcar, e doado pela Diocese. Esse lugar no Jardim Acácia logo se constituiria em local de bênção e de encontro do Deus Providente com o coração carente.

Muito se trabalhou para a construção do Dispensário. Muitas campanhas e buscas de doações foram realizadas, sem que nunca o desalento, o medo, se fizessem presentes, tudo por se acreditar que a promessa do amor de Deus, ali, era presença constante, ao lado da grande esperança e da profecia de monsenhor Mário Pessoa, revelada nos seus últimos dias de vida terrena: "Deus quer e o povo da Feira é bom".

Finalmente, em 25 de fevereiro de 1983, as Irmãs Sacramentinas, da Congregação do Santíssimo Sacramento, tendo como superiora geral da congregação Mére Marie Marguerite e superiora regional Mére Marie Blanche, estabelecem no Dispensário mais uma de suas residências. Com a divisa do seu lema "Hóstia pro Hóstia". Jesus Eucaristia, é, desta forma, a força na vida de cada uma dessas Irmãs, que, na doação, na imolação e na irradiação de suas vidas, procuram, no dia-a-dia, atualizar o conteúdo do projeto apostólico do seu fundador, o Padre Pierre Vigne. E em 29 de maio de 1983 era entregue à Comunidade a primeira etapa do Dispensário.

O Dispensário é hoje uma obra complexa de assistência aberta a todos os níveis de pessoas carentes. Desta forma torna-se visível a presença do Senhor da Vida, que convida a cantar, como Maria, o gesto da partilha, da alegria de dar, da generosidade do servir, através do Magnificat do Dispensário Santana.



REALIZAÇÕES

Ano  |  Realização
1979    Lançamento da pedra fundamental
1980    Início da construção com projeto do arquiteto Luiz Humberto
1983    Inauguração da Casa de Idosos
1984    Inauguração do 1º módulo da Pré-escola
1985    Inauguração do Posto Médico-Odontológico
1986    Inauguração do 2º módulo da Pré-escola
1987    Inauguração do Salão da Comunidade e Reconstrução da invasão da rua Bonfim, no Bairro Jardim Acácia
1988    Inauguração de 3 salas de aula do Centro de Formação Padre Vigne
1989    Inauguração da Fábrica de Picolés
1990    Inauguração da Fábrica de Vassouras
1991 a 1994 Reconstrução da invasão da rua Belo Horizonte, no Bairro Jardim Acácia, hoje, Conjunto Madre Blanche
1993    Inauguração da Panificadora "Meninos do Amanhã"
1994    Inauguração das oficinas de trabalho do Centro de Formação Padre Vigne, no Conjunto Madre Blanche
1995    Inauguração da Creche Sorriso da Vovó Zêza
1996    Inauguração da Quadra de Esportes Padre Vigne
1997    Construção do Refeitório dos Meninos - Pavilhão Elisabete Marques
1998    Construção de mais três salas no Centro de Formação Padre Vigne e reforma da Fábrica de Picolés
2006    Construção dos banheiros e cozinha industrial - Pavilhão Ir. Emília-Fabrica de Doce
2007    Cooperativa CADDS
2008    Ampliação da creche
2011    Inauguração da Capela do Bem Aventurado Padre Vigne