O Dispensário

O Dispensário Santana é uma Instituição fundada em 1946, que destinava-se a dar esmolas a pessoas pobres, preferencialmente, para as pessoas idosas. Em 1979, com a doação de um terreno de mais de 6.000 m², pela Diocese, no centro da cidade de Feira de Santana, partiu para as campanhas de construção de sua sede própria, cada vez mais ampliando seus objetivos e construindo sua história. A obra, toda feita na base da generosidade de campanhas, foi inaugurada em 29 de maio de 1983, com mais de 3.000 m² de construção, constituindo de capela, abrigo para pessoas idosas, escola e salas para cursos profissionalizantes, centro comunitário e posto de saúde.



Grupo de sustentação do Dispensário
DIREÇÃO

O Dispensário é dirigido pelas religiosas da Congregação do Santíssimo Sacramento, as Irmãs Sacramentinas - Ir. Rosa, Ir. Bárbara, Ir. Berenice e Ir. Reinalda- sob a Supervisão Geral da Superiora Irmã Jaine e Supervisão Regional da Superiora Irmã Cislene. Todas as Irmãs que trabalham no Dispensário mantêm o vínculo da unidade com as demais Irmãs do corpo espiritual da Congregação, as quais comungam os mesmos ideais e participam da missão do seu fundador, Pe. Pierre Vigne.

As Irmãs Sacramentinas chegaram a Feira de Santana em 1903, no paroquiato de monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, para dirigirem o Asilo Nossa Senhora de Lourdes, para onde chegaria, em 1920, o monsenhor Mário Pessoa, para ser o seu capelão. A Congregação do Santíssimo Sacramento tem como objetivo principal a educação fundamentada no amor.


LOCALIZAÇÃO

O Dispensário Santana está situado na Rua Vênus, 275, Jardim Acácia, em Feira de Santana, Bahia, foi construído num terreno acidentado, doado pela Diocese, sob o bispado de Dom Silvério Albuquerque.
Localiza-se no perímetro paroquial da Catedral de Sant'Ana, abençoado pelo atual pastor, o Arcebispo D. Itamar Vian e D. Zanoni e pelo pároco Pe. José Nery, foi assistido por muitos anos pelo zeloso vigário Pe. Reinaldo, que animava e conduzia a pequena porção do reino, para a realização do projeto de Deus. 

Seu projeto de construção foi doado pelo arquiteto feirense Luiz Humberto de Carvalho, a pedra fundamental foi lançada em 27 de maio de 1979 e três anos depois, em 29 de maio de 1983, era inaugurada a sua primeira etapa.

 
PREMIAÇÕES
Em construção.


A CAPELA

Capela do Dispensário Santana
A capela do Dispensário foi inaugurada em 29 de maio de 1983 e tem como padroeiro São Francisco de Assis, por especial pedido de D.Silvério Albuquerque, então bispo de Feira de Santana. Tem como patrona Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, a padroeira da Congregação do Santíssimo Sacramento.
Na Capela várias atividades são desenvolvidas semanalmente, dentre elas as terças-feiras com a reunião da comunidade ás 19:00, quintas-feiras com adorações ás 19:00, e as celebrações dos sábados com a santa missa, às 19:00 horas.
São tradicionais as celebrações do mês de maio, dedicado à Santíssima Virgem e também mês de aniversário do Dispensário; e a festa de São Francisco de Assis, padroeiro da capela, realizada no mês de outubro, com o tríduo em seu louvor. Na Quaresma rezam-se Vias-Sacras pelas ruas do Jardim Acácia, com grande afluência popular de todos os bairros adjacentes.